PUBLICIDADE

Mitos na prática de exercícios físicos

Seja nas ruas, nas praias ou em academias, as pessoas trabalham duro pra ter um corpo bonito. Se você é uma dessas pessoas, já se perguntou se a forma com que está praticando as atividades físicas são corretas? Em uma matéria realizada pelo Fantástico da TV Globo, foi convidado um especialista na área de Educação Física para desvendar alguns mitos durante a prática do exercício físico.
PUBLICIDADE


 As pessoas acabam praticando exercícios de forma errada e ao invés de estarem beneficiando, acabam prejudicando sua saúde. Então aproveite essa matéria e entre em forma com saúde.

Abdominal faz perder barriga ?
“É um mito em que toda mulher cai”, João Pedro Werneck, que é coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E a explicação é simples. “A perda de gordura não acontece de forma local e sim no corpo inteiro”, diz João Pedro Werneck.

Quer dizer: o abdominal fortalece a musculatura, mas, sozinho, não queima a gordura localizada especificamente na barriga, aquela que todo mundo quer perder.

Quanto maior o suor, maior o emagrecimento ?
“Não necessariamente. O emagrecimento que acontece com o suor representa apenas perda de água e não realmente de gordura”, responde João Pedro Werneck.

Malhar de roupa preta, com agasalhos ou debaixo de sol forte emagrece mais ?
“Isso é um mito. Correr em ambientes com temperaturas muito altas pode diminuir o seu desempenho físico. Consequentemente, você vai gastar até menos caloria para fazer uma atividade física”, explica João Pedro Werneck.


O exercício só funciona quando sentimos dor no dia seguinte ?
“É muito comum as pessoas ingressarem em um programa de exercício físico, começarem a sentir algumas dores musculares ao longo das primeiras semanas e quando passam a não sentir mais essa dor acharem que o exercício já está ineficaz. Parar de sentir dor é normal. É uma adaptação do músculo ao exercício que você começou a fazer”, afirma João Pedro Werneck.

Malhar em jejum emagrece ?
“As pessoas acham que malhar em jejum aumenta o emagrecimento. Na verdade, o jejum é perigoso. A baixa de glicose no sangue pode fazer você até desmaiar”, alerta João Pedro Werneck.

Então, nada de fazer exercício de barriga vazia e prefira alimentos leves.

Bons Treinos !

Fonte: Globo.com

PUBLICIDADE

Nenhum comentário: